Todas as coleções
Pró-labore
Pró-labore sem faturamento? Por que preciso pagar INSS mesmo sem faturar?
Pró-labore sem faturamento? Por que preciso pagar INSS mesmo sem faturar?
Danrley Santana avatar
Escrito por Danrley Santana
Atualizado há mais de uma semana

Mesmo sem faturamento, a empresa deverá contribuir ao INSS.
Você não pode contribuir um mês sim, outro não. O sistema da Receita Federal e sua integração ao sistema do INSS não permitem essa variabilidade.

Ou você é uma empresa que retira pró-labore e contribui, ou não.

No caso de empresário individual, esta situação configuraria uma empresa inativa - ou seja, não pode emitir nem uma notinha fiscal, sob o risco de uma fiscalização te pegar e cobrar contribuições com multas, juros, e tudo o mais, além de cobrar imposto de renda como pessoa física sobre qualquer valor que venha a ser repassado para sua conta pessoal.

O INSS pode entrar com uma ação na Receita Federal tributando 11% do valor total dos lucros da empresa e não apenas do valor definido como pró-labore.


Caso queira solicitar a retirada de pró-labore ou suspender as contribuições ao INSS, caso já faça retirada, entre em contato com a nossa equipe através do suporte que iremos te instruir.

Por e-mail, para [email protected]

Pelo WhatsApp: (11) 98811-5025

Com a formalização do seu pedido, suspenderemos suas contribuições ao INSS a partir do mês seguinte caso não dê tempo de fazê-lo no mês corrente, já que o processamento de pró-labore acontece nos primeiros dias do mês.

Se surgir alguma dúvida, estamos à disposição.

Respondeu à sua pergunta?