Todas as coleções
MEI - Empresário nota mil
Contribuições como MEI e Modalidade de Aposentadoria. Contribuição complementar.
Contribuições como MEI e Modalidade de Aposentadoria. Contribuição complementar.
Danrley Santana avatar
Escrito por Danrley Santana
Atualizado há mais de uma semana

Contribuições como MEI e Modalidade de Aposentadoria:

  • As contribuições feitas como MEI, via DAS, só contam como tempo de contribuição para a modalidade da aposentadoria por idade.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Recolhimentos Necessários:

  • Para se aposentar por tempo de contribuição como MEI, é crucial entender como fazer ou complementar suas contribuições previdenciárias.

  • O INSS requer um pagamento mínimo de 20% do salário mínimo para a aposentadoria por tempo de contribuição.

  • Como MEI, você já contribui com 5% desse valor usando o DAS-MEI, mas ainda falta pagar outros 15% para atingir o total de 20% necessário.

Como Efetuar a Contribuição Adicional:

  • Se você quiser pagar essas contribuições adicionais,, pode fazer isso usando uma guia de pagamento do INSS com o código 1910. O famoso "carnê laranja" do INSS.

  • A guia é fornecida pela Receita Federal em seu site, mas quem preferir preencher manualmente também pode comprar o carnê da guia, à venda em papelarias.

Como emitir a Guia da Previdência Social

Para emitir a GPS pela internet é muito simples:

  1. Acesse o site da Receita Federal na área de emissão de GPS.

  2. Na página que abrir, clique em “Emitir Guia de Previdência Social através do Sistema de Acréscimos Legais” e, depois, no botão “Iniciar”.

  3. Na próxima página, escolha se você é um contribuinte “anterior a 1999” ou “a partir de 1999”.

  4. Selecione sua categoria: Contribuinte individual (com renda), Doméstico, Facultativo ou Segurado Especial. Anote o código de contribuição, você precisará dele futuramente.

  5. Insira seu número de cadastro na Previdência Social, PIS/PASEP/NIT e o código de verificação solicitado (captcha). Caso não possua esse número de cadastro, mais adiante explicamos como gerar.

  6. Clique em “Confirmar” e pronto: sua guia está emitida!

Como preencher o carnê do INSS

Depois da confirmação de emissão da guia no site, você deve escolher a modalidade de recolhimento, inserir o mês de competência, ou seja, o mês que deseja gerar sua guia para pagamento e qual o salário servirá para base de cálculo. Esse preenchimento será automático, apenas confira e já poderá efetuar o pagamento da guia.

Atenção:

Em alguns casos, pagar essa guia complementar, não traz nenhum beneficio. Isso vai depender do seu histórico previdenciário, das suas possibilidades e das suas expectativas.

Por isso para evitar que você não corra o risco de jogar dinheiro fora, nós indicamos realizar um Diagnóstico e Planejamento Previdenciário.

Esse serviço é feito por um escritório de advocacia especializado em direito previdenciário, inclui uma estimativa de contribuição necessária e do tempo restante para alcançar sua aposentadoria desejada. Análise completa e detalhada de suas contribuições já realizadas, bem como das suas contribuições atuais. Esse serviço é para quem busca um planejamento sólido e personalizado.

Solicite aqui uma cotação

Respondeu à sua pergunta?